quarta-feira, 9 de junho de 2010

O que é cultura

O que é cultura?

O texto em questão vem trazer de uma maneira geral e simples, uma definição de cultura. Levando em conta a amplitude das categorias incluídas nesse termo, fazem-se necessárias algumas considerações acerca de uma origem comum a toda cultura.

O entendimento mais claro que se tem sobre cultura, é que esta representa o conjunto de toda produção humana. Nesse caso, para melhor compreensão do texto usado na disciplina, tem-se que buscar no tempo, as primeiras produções do homem. Tal labor, entretanto apresentam algumas dificuldades de ordem prática, qual seja, a falta de dados precisos sobre o momento inicial da cultura, haja vista que esse período remonta a um primitivismo profundo. Todavia, estudos sérios como os de Lukàcs (1986), Marx e Engels (1982), baseados em pesquisas anteriores de diversos antropólogos, permitem à atualidade ter uma visão geral desse estagio inicial da cultura.

O homem primitivo, mergulhado em sua cotidianidade, a priori, realizava apenas duas tarefas, a busca pelo seu alimento diário e escapar de alguns predadores. Afim unicamente de suprir essa necessidade básica involuntária. Esse ser vagava pelas florestas sem destino algum, quando tinha fome, alimentava-se na primeira fruteira que encontrava e ali mesmo podia descansar e saciar sua sede no riacho ao lado . Assim esteve o homem durante longos períodos. Em certo momento, inconscientemente, motivado apenas pelas necessidades acima tratadas, o homem através de um reflexo espontâneo, utiliza um galho qualquer para se defender ou atacar em alguma situação na natureza. Este ato simples e ingênuo levaria o homem ao estagio dito civilizado. Pois partindo desse ponto, o homem pôde a passos lentos perceber a funcionalidade de matérias, ou dar funcionalidades a esses. Iniciou-se aqui, a construção de ferramentas com a intenção de facilitar, de mediar a vida humana com a natureza em sua volta. É precisamente nesse período que se dá a gênese da cultura de modo geral.

Hoje em dia, é grande a importância atribuída ao estudo das diversas culturas espalhadas pelo mundo. Tal fato justifica-se de diversas maneiras, sendo que algumas, de acordo com as circunstâncias, são mais focadas. Um desses motivos é que, tal estudo permitiria a humanidade um melhor relacionamento com seu próximo e semelhante animal humano. De fato, considerando todas as disputas que tem ocorrido e continua ocorrendo entre diversas nações, um estudo cultural é relevante, pois permite pessoas de diferentes lugares conhecerem os costumes de outros povos, saber o porquê de seus atos tradicionais, o que influenciam suas atitudes diante de circunstâncias diversas.

Com relação à cultura, é interessante o fato de que essa é construída pelo homem ao mesmo tempo em que modela este no seu dia-dia. Isso é visto claramente no cotidiano. Por exemplo, o homem desenvolveu a tecnologia da informática, essa está presente atualmente em diversos lugares, é algo cultural da humanidade nesses últimos tempos. Em contrapartida, as novas gerações estão crescendo com costumes, pensamentos e até atitudes baseadas nessas tecnologias espalhadas em sua volta. Esse é um exemplo claro de como o homem produz cultura e essa por sua vez produz o homem.

Enfim, um estudo de toda essa estrutura tem contribuição importantíssima no combate ao racismo e todo tipo de preconceito. Pois é fácil e até natural uma reação de estranheza diante do desconhecido. Por vezes vem o sentimento de medo que gera uma reação de defesa, e a melhor defesa é o ataque. Esse é o principal problema com relação ao preconceito e poderia ser bastante amenizado mediante a razão no estudo daquele que é desconhecido.

Concluindo, a cultura enquanto estrutura teórica de estudo, é um campo enorme, por essa amplitude pode-se pensar que esta transcende a realidade objetiva, ainda mais quando a titulo de estudo. No entanto esta se situa na prática cotidiana e atravessa a todo o momento nossas ações, estamos sempre produzindo cultura e sendo produzidos por ela.


OBS: peço desculpa aos posséveis leitores, pois este texto foi composto com urgência afim de não reprovar a disciplina. Mas o tema é apaixonante, em outra oportuninadade a produção será mais requintada.

Nenhum comentário: