quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Hinduísmo

2.1 O Hinduísmo
O hinduísmo é a religião predominante na India atual, assim como a muito tempo atrás. No entanto o Hinduísmo é o que poderiamos chamar de um produto da evolução -através de um processo longo e na maioria das vezes, as três religiões confundiam-se por traços semelhantes-, de duas outras religiões que também já foram bastante populares na India, em tempos remotos. Então para uma melhor compreensão a respeito do hinduísmo, de como ele se dá atualmente na India, abordaremos primeiramente suas bases, suas origens, a começar pela religião Védica, que corresponde a primeira religião que serviu de base para o hinduísmo.
O vedismo tem sua origem bem antes da era cristã, de acordo com Félicien Challaye: “grupos que mais tarde seriam classificados como indu-europeus, vindos quer das proximidades do báltico, quer da Rússia meridional, ocuparam o Irã, a Pérsia moderna” (1998 pág. 60). Esses mesmos povos, tempos depois, por volta do séc XVI a.c., teriam invadido o norte da India e dominado os nativos daquele local que eram conhecidos como os dravidianos. De acordo com estudiosos da cultura indiana, esses povos invasores eram loiros de olhos claros, fisicamente bem formados, por essas caracteristicas chamavam-se árias, ou arianos.
Outros estudos porém, vieram a público opondo-se a idéia até então difundida de que antes dos arianos chegarem a India, ou quandos eles lá chegaram, os dravidianos que eram os habitantes da região não passavam de bábaros sem nenhuma cultura. Tais estudos mostraram que evidencias de uma civilização muito anterior aos invasores. Provavelmente povos sumerianos. Esses povos já existentes na India tinham uma crença basicamente animista e totêmica. Tal cultura, diferente do que se pensou por muito tempo, influenciou bastante na futura religião dos arianos que ali chegaram. Antes do Vedismo propriamente dito, entre os povos próximos da India e aqueles que haviam chegado ali, os arianos. Haviam traços claros do totemismo e do animismo. Mas acima da diversidade de objetos de crença natural dessas formas religiosas primitivas, já se consideravam três divindades principais, Indra, Mitra e Varuna. Esses serão as três principais divindades do Vedismo.
O vedismo é definido pelo Livros dos Vedas. Estes contem mais de mil hinos, eles abordam sobre magia, exorcismo, poesias profundas filosoficamente e outras de carater mais mundano. Ou seja, o Livro dos Vedas contém toda a orientação da religião Védica, é sua bíblia, e a mais antiga de todas, pois data de aproximadamente 1500 antes da era cristã.
O elemento essencial do culto védico é o sacrificio. Por meio deste, unicamente, os homens podem agradar os deuses, e reciprocamente, os deuses retribuiriam os homens com boas dádivas. O sacrificio é então o ato criador de tudo. As práticas rituais sacrificias são especialmente realizadas pos homens chamados bramanes. Um tipo de sacerdote. Apenas o bramane pode realizar o ritual, pois só ele conhece os segredos mágicos do sacrificio. O ritual pode ser realizado por conta própria do bramane ou de forma particular, sob encomenda. Neste caso, o bramane exige algo em troca do ritual, geralmente eram feitos em troca de vacas, pois este animal, assim como na India atual, era sagrado para aquele povo. No vedismo o bramane é a figura mais importante. A sociedade é dividida em castas. Temos então no topo das castas os bramanes, logo abaixo os Kshatrias que compreende os principes e os arianos, em seguida os vaicias, na sequencia os cudras e por ultimo excluido de todas as castas e considerados inferiores a todas elas estão os párias. O culto religioso no vedismo ainda é muito restrito as castas mais altas.
Como acabamos de expor, o ritual do vedismo passa obrigatoriamente pelo bramane, ele tem o monopolio da religião védica. Julga-se que apenas ele conheça as regras e entenda as formulas mágicas do Livro dos Vedas. Certamente todos os bramanes eram figuras criativas, com um bom raciocínio e um exelente poder de oratória para persuadir os povos, sem contar o estados em que eles estavam naquela sociedade, que provalvelmente já decorria de um lado, por seu poder de persuação e conhecimento do Livro dos Vedas, por outro, pelas suas posses materiais.
Diante de tal situação, os bramanes eram realmente muito importantes para aquele povo. No entanto, havia um certo descontentamento por conta da restrição dos rituais que impedia com que todos tivessem direito de prestar seus sacrificios aos deuses. Os bramanes, buscando solucionar o problema, tendo eles profunda interpretação sobre o Livro dos Vedas, iniciaram uma especie de reforma do vedismo, tal processo culminaria em uma nova religião. Como descreve Félicien Challaye: “os bramanes extraíram do vedismo uma religião destinada a justificar o lugar ocupado por eles no primeiro plano da sociedade” (1998. pág. 65). Ou seja, por volta do século IX ou VIII antes da era cristã, os bramanes procuraram através do entendimento que tinham sobre seus escritos sagrados, buscar justificativas para sua posição relevante na sociedade. Mostraram que eles e apenas eles podiam realizar o ritual, pois este exigia habilidades mágicas que não eram comum a todas as pessoas. Argumentaram também que há todo um processo minucioso no que diz respeito aos rituais, algo muito complicado, detalhes que não podem ser conhecidos instataneamente e que fazem toda a diferença no momento do ritual.Uma verdadeira ideologia dizia que era impossivél as pessoas comuns realizarem os rituais. O fruto dessa situação foi novos textos produzidos pelos bramanes, os Bramanas compostos por volta de 300 a 200 a.c., e os Upanichades, compostos aproximadamente entre 600 e 800 antes da nossa era. Textos esses, que apartir de então serviriam como fundamento da religião junto com o Livro dos Vedas. Com esses eventos deu-se o Bramanismo propriamente dito. Essas mudanças constituem-se como as bases para outra religião. O hinduísmo.
O hinduísmo tal como se apresenta hoje, configura-se portanto, como uma sintese dessas duas religiões anteriores. O hinduísmo conservou muitas características tanto do Vedismo como do Bramanismo, enquanto outras foram alterados radicalmente e remodelados. A concepção de salvação mudou assim como a forma do culto. No vedismo e no bramanismo existiam apenas uma via para se alcançar a salvação, que era através do sacrificio. No hinduísmo moderno existem tres maneiras de se alcançar a salvação, quais sejam: o sacrificio, entendimento e devoção. Estas novas maneiras de alcançar a salvação, abriu maiores possibilidades das castas inferiores obterem a salvação. Novos deuses tiveram destaque enquanto antigos apenas ganharam um nome diferente. Os livros sagrados do hinduísmo são os Vedas, Bramanas, Upanichades, os Puaras, e o Mahãbarata. Este ultimo tem sua composição provavélmente entre os séculos III e II antes da nossa era. A sua principal e tida como mais bela parte é de certa forma popular. É o chamado Bhagavat Gîta, este celebra particularmente o deus Krishna. Além desses há um outro chamado Ramaina, quase tão antigo quanto o Mahãbarata.
O hinduísmo mantem uma caracteristica das religiões panteístas. Nestas não existe um deus pessoal. O grande Brahman é o deus impessoal presente em toda parte do universo, de acordo com as tradições do hinduísmo, todos nascem no brahmam, vivem no brahmam e quando morrem retornam ao brahmam. Além dessa essencia divina e impessoal, o hinduísmo presta culto principalmente a Shiva, Vishnu e Krishna. No geral essas três divindades são tidas como manifestações mais pessoais do grande brahmam. Na vida religiosa do hinduísmo, o grande objetivo é romper com o eterno ciclo das reincarnações. Esse sempre renascer já foi visto como algo positivo para os hinduístas, mas com as mudanças que ocorreram na religião ao longo de sua evolução, como por exemplo a noção de brahmam, como a essencia divina de tudo que existe no universo, e atmam como a essencia individual, pessoal, como uma parte do brahmam e devendo a ele novamente unir-se. Assim, a reincarnação passou a ter uma conotaçaõ negativa. Devendo o hinduísta assim, livrar-se das dores do mundo e juntar-se ao brahma. O que rege esses ciclos são os próprios atos de cada individuo, que na tradição hinduísta chama-se karma.
Atualmente a India tem como centro religioso do hinduísmo a cidade de Benarés, onde se localiza milhares de templos religiosos. Importante destacar também o papel da mulher no hinduísmo. Na vida religiosa a mulher deve estar sempre no lugar de aprendiz, de servidora aos sacerdotes. Ou seja, apesar do hinduísmo ter várias deusas, a mulher no hinduísmo ainda é vista como submissa ao homem, e quase sempre não tem tanto acesso as menifestações religiosas como os homens.

Nenhum comentário: