domingo, 5 de setembro de 2010

VOTAR OU NÃO VOTAR! EIS A QUESTÃO.

Caros colegas leitores, estamos em período eleitoral, e em poucos dias os brasileiros estarão se dirigindo as urnas para votar. É verdade que já houve um tempo em que tal atitude era concebida como um sonho, como por exemplo, no período ditatorial. Em tal momento, via-se a possibilidade da eleição direta para escolha de governantes como símbolo de liberdade e democracia. Por meio desse ato tudo melhoraria, educação, saúde, imprensa, segurança, lazer, cultura entre outros aspectos da sociedade. Se de fato, tivesse ocorrido essa transformação, deveríamos, é claro, estarmos orgulhos pela aproximação do dia em que mais uma vez estaríamos dando uma injeção de progresso na sociedade brasileira, entretanto, a realidade nos mostra outra verdade. Analisemos então os seguintes pontos, e vejamos se devemos nos dirigir as urnas.

1) O voto não é um ato democrático. Somos obrigados a votar sob pena de multa e, do contrario, temos o acesso impedido a vários serviços como, por exemplo, a concessão de determinados tipos de créditos bancários, impedidos de sair do país e de participar de concursos públicos. Esses são apenas alguns dos exemplos mais corriqueiros.

2) Voto e Educação. Apesar da exigência para que todos votem e escolham alguém para, entre outras coisas, zelar pela educação da nossa cidade, temos hoje o menor índice de reprovação dos últimos tempos. Isso, entretanto, não implica em qualidade, e sim em números. Os estudantes estão sendo aprovados sem os pré-requisitos básicos para cursar a série seguinte, os professores estão indo para a sala de aula sem formação adequada, os conteúdos são cada vez mais simplistas e as escolas continuam sem a estrutura básica para receber os alunos, como um simples Bebedouro.

3) Voto e Segurança. Nosso voto, apesar da exigência – vale repetir –, não garante nossa segurança. Dia após dia, somos noticiados sobre assaltos, roubos, estupros, etc. Entre esses, podemos destacar aqueles nos quais vários políticos da nossa própria cidade estão envolvidos (é só conferir no site do TSE/TRE). Enquanto pessoas comuns estão sendo vítimas desses atos, a polícia está fazendo a segurança de particulares, como por exemplo, do posto de combustível, dos maiores mercantis da cidade e de eventos pelos quais é cobrada uma taxa em torno de cem reais.

4) Voto e Saúde Pública. Apesar do nosso voto, os hospitais continuam precários, faltando por vezes medicamentos básicos para os pacientes. Para se obter uma consulta com um especialista, tenta-se quase um ano e além desses problemas, existe a incompetência de médicos que receitam fisioterapia para quem está à beira de um ataque cardíaco. Isso para não falar do atendimento, que por ser feito por bajuladores do prefeito, é o pior. Essas pessoas acham que são os verdadeiros donos da situação. Com tudo isso, no período eleitoral aparece “doutores” médicos consultando na casa do paciente, só para mostrar a falta de vergonha e desrespeito para com outros.

5) Voto e Mídia. Os canais de TV diariamente incentivam o voto. Isso se deve ao fato de que, são empresas, e como tais, são as que patrocinam essa política suja que em troca, procuram a todo custo validar leis e projetos que beneficiem os donos dos seus cofres.

6) Voto em Branco/Nulo. Somos a todo o momento induzidos a votar em alguém, e que o voto em branco ou anulado não é uma boa opção. Então qual será a melhor opção? Votar em pessoas corruptas que se aproveitam dos cargos públicos? Votar em pessoas que nos dão uma “segurança” desqualificada que pretende impor a ordem através do medo, espancando as pessoas nos bares? Votar em pessoas que dão uma educação de má qualidade para as crianças, sem livros de adequados, sem professores preparados, sem material didático e despreocupada com a formação críticas dessas crianças?

7) VOTE NULO. Companheiros, diante de toda essa vergonha, sinceramente, as pessoas que fazem parte da política hoje, não são dignas de voto. Diante dessa situação, é melhor votar nulo, pelo menos assim, não ficamos com a consciência pesada por estar contribuindo com toda essa desordem. Dessa maneira, talvez, um dia as pessoas que fazem a política criem o mínimo de respeito e compromisso com a sociedade. Não contribua com a corrupção, com a má educação, com uma polícia desastrosa, com empresários ambiciosos que escravizam seres humanos e nem com o luxo pessoal de deputados, senadores, governadores, prefeitos e vereadores!

VOTE NULO